Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de março de 2015

Bob Fernandes: Cid Gomes chuta o balde. Ruim para o Governo? Sim. Mas bom para a política | TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.”

Não podemos permitir que o rancor ofusque o reconhecimento do papel positivo que um ator político possa desempenhar em determinada conjuntura. Cid Gomes, contra o qual os professores se confrontamos em três greves, traduziu muito bem o sentimento das pessoas. Denunciando de forma sintética e em gesto corajoso o que todos assistem, se não indignados, ao menos incomodados, um cenário em que o mau caratismo é tratado com uma naturalidade espantosa por diversos setores da sociedade, principalmente a mídia. Todos estão vendo um governo sendo achacado, termo escolhido pelo agora ex ministro, chantageado mesmo, por um partido que elegeu muitos de seus parlamentares e executivos alegando apoiá-lo. Por compor a base aliada, o eleitor com certeza confia de que seja verdadeiro esse apoio. Mas não, como verdadeiros estelionatários da confiança do eleitorado, chegam no parlamento e passam a fazer papel de oposição. Não tem como não se indignar com isso, mesmo sendo opositor, o que é direito e dever de quem diverge, com uma indecência dessa que o PMDB tá fazendo. Tornou se uma coisa híbrida de situação oposição. Acho que nem o PSDB se sentiria bem numa situação dessa. E não venham dizer que o PT está pagando por se misturar com eles. Acho que as pessoas já devem estar cientes de que a organização política brasileira obriga todos os partidos a se agregarem em coligações com outros com os quais não têm afinidade programática para exercer o executivo, É o chamado Presidencialismo de Coalizão. De modo que sequer pode se dizer que foi uma escolha. E desde a Nova República, nenhum governo dispensou a presença do PMDB. Nem os daqueles que hoje na oposição, criticam ao PT por estar junto dele. A hipocrisia nesse país, não só é tolerada, como também parece ter se tornado a regra geral.

Bob Fernandes: Cid Gomes chuta o balde. Ruim para o Governo? Sim. Mas bom para a política

18 de março de 2015 | 22:49 Autor: Fernando Brito
cidgomes2
Mesmo antes do pedido de exoneração de Cid Gomes, se disse, por obvio, que seria aquilo  ele faria.
E foi bom, embora na operação da realpolitik que compete ao Governo ter para – pleonástica e paradoxamente – governar, possa parecer um problema.
Cid, ao exonerar-se, aliviou a pressão que seu ato traria para Dilma.
Para todos os efeitos, Cunha e o PMDB tiveram a sua cabeça.
Mas tiveram mal, muito mal.
Evidenciou-se com quem e com que métodos Dilma Rousseff está sendo pressionada e obrigada a compor.
E que ela não faz o governo que quer, mas o que pode, com este Congresso.
Cid rompeu com a hipocrisia da política como poucos teriam coragem de fazer, embora eu tenha certeza de que a frase imprudente não seria dita  deliberadamente.
Assista o comentário do jornalista Bob Fernandes, sempre cortante,  na TV Gazeta, agora à noite.
É, finalmente, o contraponto na política que o PT desaprendeu de fazer, e que não depende nem anula a composição política necessária ao Governo.
Clique no link e assista ao vídeo



Bob Fernandes: Cid Gomes chuta o balde. Ruim para o Governo? Sim. Mas bom para a política | TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.”

Nenhum comentário :

Postar um comentário