Financiamento empresarial de campanhas é proibido em 39 países
Reportagem da BBC Brasil aponta que 126 nações ainda permitem doações de empresas a candidatos. PT defende financiamento público no País
Reportagem da BBC Brasil também fala sobre luta do PT para acabar com financiamento empresarial de campanhas
Reportagem publicada pelo site de notícias “BBC Brasil”, na quinta-feira (26), mostra que 39 países proíbem a prática de financiamento empresarial para candidatos. De acordo com o banco de dados da organização intergovernamental Idea, México, Canadá, Paraguai, Peru, Colômbia, Costa Rica, Portugal e França estão entre as nações que aboliram a doação de empresas à campanhas.
Além disso, a reportagem aponta que 126 países ainda permitem o financiamento empresarial, entre eles Brasil, Itália, Alemanha, Noruega e Reino Unido. Nos Estados Unidos, é vetada a doação direta de empresas a candidatos.
No Brasil, o Partido dos Trabalhadores busca apoio dentro do Parlamento e na sociedade civil para aprovar o financiamento público de campanha. Para representantes da legenda, a iniciativa colaborará no combate à corrupção.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, reforça a defesa da legenda pelo fim do financiamento empresarial de campanhas eleitoral.
“O partido está dialogando com várias entidades que tenham a bandeira da reforma política como prioritária e estamos tentando unificar as posições”, explicou Falcão, em coletiva concedida no dia 17 de março.
Leia a reportagem da “BBC Brasil” na íntegra.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da “BBC Brasil”
Nenhum comentário :
Postar um comentário