Total de visualizações de página

sábado, 28 de março de 2015

Total de filhos por família cai 10,7% | O POVO

QUERO VER COXINHA DIZER QUE BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA FAZEM MAIS FILHOS PARA GANHAREM MAIS...

DEZ ANOS 28/03/2015

Total de filhos por família cai 10,7%

Em 2003, a média de filhos por família no Brasil era 1,78. Em 2013, o número passou para 1,59. A maior redução está identificada entre os 20% de familiares com renda menor que vivem no Nordeste: 26,4%

NOTÍCIA2 COMENTÁRIOS
FERNANDO FRAZÃO/ABR
Para governo, dados derrubam o mito de que pobre tem filho por incentivo do programa Bolsa Família

Compartilhar

Em 10 anos, o número de filhos por família no Brasil caiu 10,7%. Entre os 20% mais pobres, a queda registrada no mesmo período foi 15,7%. A maior redução está identificada entre os 20% de renda menor que vivem no Nordeste: 26,4%.

Os números foram divulgados ontem pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e têm como base as edições de 2003 a 2013 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), preparada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostra que, em 2003, a média de filhos por família no Brasil era 1,78. Em 2013, o número passou para 1,59. Entre os 20% mais pobres, as médias registradas foram 2,55 e 2,15, respectivamente. Entre os 20% de menor renda do Nordeste, os totais passaram de 2,73 para 2,01.

Para a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, os dados derrubam a tese de que a política proposta pelo Programa Bolsa Família estimula as famílias de maior pobreza do País a aumentar o número de filhos para receber mais benefícios.

“Mesmo a redução no número de filhos por família sendo um fenômeno bastante consolidado no Brasil, as pessoas continuam falando que o número de filhos dos pobres é muito grande. De onde vem essa informação? Não vem de lugar nenhum porque não é informação, é puro preconceito”, disse. Entre as teses utilizadas pela pasta para explicar a queda estão os pré-requisitos do programa.

A demógrafa da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, Suzana Cavenaghi, acredita que o melhor indicador para se trabalhar a questão da fecundidade no país deve ser o número de filhos por mulher e não por família. No segundo caso, são identificados apenas os filhos que ainda vivem no mesmo domicílio que os pais e não os que já saíram de casa. (das agências de notícias)



Total de filhos por família cai 10,7% | O POVO

Nenhum comentário :

Postar um comentário