Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de março de 2015

Professores da rede pública ganham mais que os da rede privada, segundo pesquisa nacional - Nacional - Diário do Nordeste

evolução possível devido ao acerto das políticas adotadas pelos governos do partido dos trabalhadores na educação pública. de modo que goza de legitimidade e credibilidade para propor uma pátria educadora. 

IBGE

Professores da rede pública ganham mais que os da rede privada, segundo pesquisa nacional

10h11 | 30.03.2015

Os dados foram apurados pelo jornal O Globo, com base em pesquisa do IBGE, e publicados nesta segunda-feira; segundo a matéria, a mudança foi percebida a partir de 2011

Rede pública
Os dados foram tabulados pelo jornal 'O Globo' e são provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, feita pelo IBGE
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Os salários de professores da rede públicasão, em média, melhores do que os pagos por escolas particulares. A informação é do jornalO Globo, publicada nesta segunda-feira (30), baseada na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), realizada pelo IBGE.
A mudança, de acordo com os dados, ocorreu em 2011. Em 2002, um docente da rede privada recebia, em média, 18% a mais que o da rede pública, em uma jornada de 40 horas semanais. Segundo os últimos dados da Pnad, de 2013, o rendimento médio de um professor da educação básica na rede pública é 6% maior do que na rede privada.
A melhoria dos salários no setor público foi visualizada no ensino médio e no segundo segmento do ensino fundamental. No período entre 2002 e 2013, os profissionais da rede privada viram os salários diminuirem, considerando a inflação da época, enquanto os da rede pública resgistravam aumentos reais.
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps, acredita que a Lei do Piso Nacional do Magistério contribuiu para o aumento nos rendimentos do setor público. "Enquanto os salários da rede privada são reajustados normalmente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o piso variou entre 2011 e 2014 algo em torno de 78%, para uma inflação que não chega à metade deste percentual", disse ao O Globo.
No setor estatal, os salários também são mais homogêneos. No Rio de Janeiro, por exemplo, algumas escolas privadas pagam R$ 60 por hora de aula ao professor, enquanto outras só pagam o piso, de R$ 15. Pesquisas como o estudo realizado por Samuel Pessoa, Fernando Barbosa Filho e Luis Eduardo Afonso, da FGV e da USP, apresentado em 2007, já mostravam que em alguns pontos, como as regras de aposentadoria, que a carreira no setor público é mais vantajosa que no setor privado.
Porém, para Deschamps, são necessários ajustes na Lei do Piso, como mudanças no cálculo do reajuste e mais recursos da União.
Professores da rede pública ganham mais que os da rede privada, segundo pesquisa nacional - Nacional - Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário