Total de visualizações de página

domingo, 29 de março de 2015

Virtual retrô | O POVO

2015

Virtual retrô

Criados ainda nos anos 1990, os blogs resistem em meio às redes sociais e aplicativos. Em Fortaleza, adolescentes seguem redescobrindo a ferramenta como revista eletrônica e diário

NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS
Compartilhar

Em tempos de Snapchat, aplicativo de troca de mensagens em que o conteúdo se destrói após segundos de conversa, os blogs resistem entre os adolescentes. Com textos longos, amplas fotos e layout caprichado, esse modelo de site, que existe desde o final dos anos 1990, ainda é utilizado como meio de expressão para postagem de textos literários, resenhas, dicas de livros, filmes e séries, além, claro, da função de diário virtual.

Aos 18 anos, Afrânio Araújo cuida com carinho dos seus Sonhos e Livros. Apesar do nome, o blog, criado por ele em 2012, não se restringe a falar de literatura. “Não falo só de livros, falo de filmes, séries e todas as coisas que me interessam. Tento postar, pelo menos, duas vezes por semana”, conta. Para o blogueiro, as redes sociais podem ser utilizadas como aliadas e não inimigas. “Pela fanpage do blog no Facebook, muita gente acaba conhecendo e indo ler meus textos”, diz. Sonhos e Livros tem mais de 600 curtidas na rede social de Mark Zuckerberg.

Em Perdida na Utopia, a estudante Maria Clara Medeiros, 17, divide seus sonhos e gostos. “Conheço muita gente que vem criando blogs e também gente que tinha há muito tempo e está recuperando”, conta a aluna do terceiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda. Ela argumenta que o blog oferece outro tipo de leitura, diferente da encontrada nas redes sociais, com textos mais longos e melhor trabalhados. “Facebook é mais restrito. É mais uma forma de divulgar o blog”, conta.

Maria Clara integra o Grupo de Apoio aos Blogs Abandonados, o Gaba. Iniciativa da escritora cearense Socorro Acioli, o coletivo é voltado a adolescentes que mantêm blogs literários e estão desmotivados a escrever. O objetivo do grupo vem sendo conquistado e a autora de Perdida na Utopia até já pensa em enveredar pela literatura. “Já pensei em escrever livros, mas ainda não botei para frente a ideia”, diz.

Movimento Teen?
Os blogs também continuam populares entre quem viveu o período “auge” da ferramenta, na primeira metade da década passada. “Tem gente que pegou essa primeira fase e continua com os blogs. Além disso, tem muita gente mais velha criando hoje blog sobre livros e seriados”, conta Jany Caetano, 30, professora de inglês e autora do Intersect News, portal sobre cultura pop. 

O blog, que existe desde 2010, movimenta, inclusive, o mundo off-line, promovendo eventos para fãs de seriados. “Reunimos um público bem misturado. É mais forte com os adolescentes, mas tem muita gente na faixa dos 20 e poucos e dos 30 também”, conta. A página da revista virtual tem mais de mil curtidas no Facebook.

Ainda diário
Autora de Pensamento aos dezoito, blog do O POVO Online, Edla Maxine afirma usar o espaço como ferramenta de expressão. “É um espaço para mostrar sentimentos, para mostrar as palavras e não guardar raivas, tristezas”, conta a estudante de 20 anos que usa o site como diário pessoal. Segundo Edla, as redes sociais são para “coisas de momentos”, enquanto os blogs podem ser usados para dar maior perenidade aos textos. “Para quem é como eu, que gosta mais de escrever do que falar, é um ótimo espaço”, diz.

BLOGS O POVO

Com foco no universo da literatura, o blog Entre Aspas reúne postagens sobre comportamento e temas musicais. O blog é atualizado por Eduardo Sousa, estagiário do O POVO. Endereço: blog.opovo.com.br/entreaspas

Voltado ao público feminino, o blog Pensamento aos Dezoito traz reflexões sentimentais sobre os mais variados momentos da vida;
além de dicas de músicas, filmes, livros e séries. 
Endereço: blog.opovo.com.br/pensamentosaosdezoito

Famoso entre os adolescentes fãs de música pop, o blog POPssauro apresenta lançamentos da música nacional e internacional, sempre com novidades dos bastidores. Endereço: blog.opovo.com.br/popssauro

Banca do Anime reúne conteúdos da cultura pop oriental. Apresentando e discutindo animes, mangás, cosplays, k-pop e outros, o site tem atualização diária e vários colaboradores.
Endereço: blog.opovo.com.br/bancadoanime

BLOGS

Com formato de revista eletrônica, o Intersectnews é divido em colunas que tratam dos mais variados temas da cultura pop. No menu, TV, games, eventos, premiações, cinema e muito mais.
Endereço: intersectnews.com

Perdida na Utopia apresenta temas do universo da literatura, do cinema e da fotografia pelos olhos da estudante de Publicidade e Propaganda, Maria Clara Medeiros. O site reúne postagens escritas e vídeos.
Endereço: perdidanautopia.com

Diário pessoal e espaço para resenhas literárias, o blog Sonhos e Livros, do estudante Afrânio Araújo, apresenta outros temas comuns ao mundo adolescente. Endereço: blogsonhoselivros.blogspot.com.br

Virtual retrô | O POVO

Nenhum comentário :

Postar um comentário