Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Comissão aprova exame nacional para avaliar professores da educação básica - Câmara Notícias - Portal da Câmara dos Deputados

Algo a se analisar.



 02/06/2015 - 16h15

Atualizado em 03/06/2015 - 09h54

Comissão aprova exame nacional para avaliar professores da educação básica

Lucio Bernardo Jr
dep. Professora Dorinha Seabra Resende
Professora Dorinha Seabra Rezende: a certificação, bem aplicada, constitui elemento importante de valorização e de distinção profissional
A Comissão de Educação aprovou a criação do Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica (Enameb), previsto no Projeto de Lei 6114/09, do Senado.
O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que altera diversos pontos do projeto original, como o objetivo do exame, sua periodicidade e a aplicação.
O projeto original determina que o exame tenha como objetivo avaliar o desempenho dos professores, enquanto a proposta aprovada pela comissão determina a avaliação dos conhecimentos dos docentes.
Na primeira versão, os resultados poderiam ser utilizados como parte de programas de avaliação de desempenho e progressão de carreira, mas o texto aprovado diz que o exame poderá ser utilizado para processos de seleção temporária ou programas de avaliação de conhecimentos e habilidades.
Sem gratuidade
Outro ponto alterado diz respeito à gratuidade do exame, prevista no projeto original, mas retirada do texto de Dorinha.
A inscrição no teste continua sendo voluntária, como prevê o texto original, e professores de escolas públicas e privadas de educação básica poderão participar. Candidatos ao ingresso no magistério também poderão participar.
O período de aplicação também foi alterado. No texto original, os professores fariam os exames a cada cinco anos, mas a comissão preferiu diminuir a periodicidade para dois anos. Professores de educação indígena e quilombola também poderão ser avaliados.
Provas diferentes
As provas terão partes diferentes: uma comum a todo o território, e outra que diga respeito à região em que trabalha o professor. Também poderão ser usadas para levantar o perfil dos professores e suas condições de trabalho.
A deputada Professora Dorinha destacou que exames são ferramentas para qualificação e valorização dos professores, sendo utilizados em vários países como Estados Unidos e Alemanha.
Ela analisou diversos relatórios apresentados ao projeto no decorrer da sua tramitação para embasar o substitutivo apresentado. “A certificação, bem aplicada, constitui elemento importante de valorização e de distinção profissional”, ressaltou.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'


Comentários

Ana Salai | 03/06/2015 - 15h27
Senhores, professor não é eleito, ele é capacitado para tal, já que fez um curso superior de licenciatura, pós graduação, e concurso público, enfim, passaram e passam já por várias etapas avaliativas que os legitimam enquanto profissionais. Mas e os legisladores? Além da legitimidade democrática do voto (indireto, diga-se de passagem, já que é por legenda que ganham as cadeiras que ocupam), qual a capacidade para vossas excelências ocuparem os cargos que ocupam, ganharem o que ganham e legislarem em nome próprio como legislam? Gostaria muito de vê-los avaliados com certa frequência!
Cizenando | 03/06/2015 - 15h24
Concordo plenamente !! Basta falar em se qualificar ou avaliar, que estes professores ja querem correr. O bons não têm do que temer. Tem que avaliar e qualificar sim, e só depois remunerar melhor. Tem professor que não quer saber de nada, chega !!!
Lucivana Gotarde | 03/06/2015 - 15h17
Tem que ter exames para esses Deputados também, para ver se eles tem competência de estar nesses cargos.
  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619
aprova exame nacional para avaliar professores da educação básica - Câmara Notícias - Portal da Câmara dos Deputados

Nenhum comentário :

Postar um comentário