Total de visualizações de página

domingo, 13 de setembro de 2015

Livro que relata envolvimento de FHC com a CIA esgota edição - CdB

A USP, O CEBRAP E O HAMLET PETISTA
Essa matéria nos chama atenção para a questão fundamental da guerra ideológica permanente, muito mais frequente do que qualquer outra modalidade de confronto, posto que embasa e orienta as ações das partes em disputa no teatro complexo da luta de classes.

Pode nos dar uma ideia de como as agências de inteligência do imperialismo atuam de forma sutil e sorrateira, envolvendo segmentos e pessoas que se supõem e supomos ser de "esquerda". Se notórias, sua influência se fará sentir de modo mais amplo e profundo, alcançado indiretamente até mesmo seus opositores. Talvez porque suas pautas tendem a se impor, estabelecendo marcos que limitam o espectro das ideias em circulação. 
É possível que isso ajude a esclarecer, ao menos em parte, a paralisia do debate ideológico no interior do PT.
Mas, o que teria a ver uma coisa com a outra? Simplesmente porque o Partido dos Trabalhadores surgiu num contexto paulista e de forte influência da escola uspiana de sociologia, então hegemonizada pelo Cebrap, justamente a instituição fundada por FHC com recursos da Fundação Ford.
Nem todos da USP estavam diretamente ligados ao  think tank brasileiro, mas não declinavam de colaborar intelectualmente com ele,  pois ali se contava com espaço garantido para publicações e debate permanente, num contexto que demandava  intensamente por isso.  Considerando a presença entre os co fundadores do PT, de intelectuais saídos desse contexto, podemos concluir por seu papel determinante na constituição do que seria o seu perfil ideológico. Ou, como parece ter acontecido, na configuração imprecisa e movediça desse perfil.
Trata-se de uma hipótese que possivelmente já tenha sido de alguma maneira levantada entre tantas obras de análise do fenômeno petista e que esteja fora do raio de nosso conhecimento e lembrança. No entanto, dadas as circunstâncias, seria interessante retomar o debate em torno da questão, para efeito de compreensão da conjuntura de crise que vive o partido e de busca de resposta aos questionamentos de que tem sido objeto.



Livro que relata envolvimento de FHC com a CIA esgota edição - CdB

Nenhum comentário :

Postar um comentário