MUITO BEM, É FÁCIL NOS DIAS DE HOJE, ROTULAR UMA POSSIBILIDADE COMO TEORIA DA CONSPIRAÇÃO POR MAIS EVIDENTES QUE SEJAM OS SEUS FUNDAMENTOS. . POR OUTRO LADO, FOI FÁCIL TRANSFORMAR UMA POSSIBILIDADE EM UMA TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO E CONDENAR RÉUS EM UM JULGAMENTO DE EXCEÇÃO SEM QUE SE ARROLASSEM PROVAS CABAIS E SUFICIENTES PARA ISSO.
TENDERIA A CONCORDAR COM SAKAMOTO, CASO ESTIVÉSSEMOS VIVENDO UMA CONJUNTURA ORDINÁRIA DE UMA ELEIÇÃO EM QUE NÃO ESTIVESSE EM JOGO INTERESSES FUNDAMENTAIS EM UMA NAÇÃO QUE ASSUME IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO GEOPOLÍTICO E ECONÔMICO MUNDIAL. SEM FALAR NAS TRANSFORMAÇÕES INTERNAS QUE OS GOVERNOS PETISTAS TÊM IMPRIMIDO AO PAÍS. TRANSFORMAÇÕES QUE PARA ALGUNS, APARECE COMO TÍMIDAS, INSUFICIENTES, ENGANOSAS E ILUSÓRIAS. PARA OUTROS, NO ENTANTO, APARECEM COMO PERIGOSAS, CONSPIRATIVAS E REVOLUCIONÁRIAS. MAS, PARA UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS, APARECEM COMO DE FATO ELAS SÃO, PORQUE SENTIRAM A TRANSFORMAÇÃO EM SUAS PRÓPRIAS VIDAS. O QUE NÃO É POSSÍVEL FAZER, É MANTER SE CEGOS A ELAS. SERIA OCIOSO DISCORRERMOS SEM INCORRERMOS NO RISCO DE MUDARMOS O FOCO DAQUILO QUE NOS INTERESSA.
É FATO, QUE ESSAS TRANSFORMAÇÕES IMPLICARAM EM CONTRARIAR PODEROSOS INTERESSES INTERNOS E EXTERNOS.
O BRASIL DESEMPENHA PAPEL IMPORTANTE NO JOGO POLÍTICO INTERNACIONAL, E TEM CONTRARIADO O TRADICIONAL ALINHAMENTO NATURAL COM AS GRANDES POTÊNCIAS DO OCIDENTE. RECENTEMENTE FORTALEZA SEDIOU A REUNIÃO DO BRICS QUE DEU PASSO SIGNIFICATIVO NA CRIAÇÃO DE UM BANCO QUE NEUTRALIZA EM GRANDE PARTE O DOMÍNIO QUE O FMI E BANCO MUNDIAL DETÉM NESSE CAMPO. LOGO EM SEGUIDA, EM FACE DAS SANÇÕES IMPOSTAS À RÚSSIA, ESTA ABRE SEUS MERCADOS PARA PRODUTOS BRASILEIROS EM DETRIMENTO DOS INTERESSES AMERICANOS E PRINCIPALMENTE, EUROPEUS, QUE EXERCEM INTENSA ATIVIDADE COMERCIAL COM AQUELA NAÇÃO. MESMO ASSIM, ACHARAM DE BRINCAR DE GUERRA FRIA. AINDA HÁ POUCO, PODEMOS DIZER ASSIM, EM NOSSO PAÍS FORAM DESCOBERTAS EXTENSAS JAZIDAS DE PETRÓLEO E EM BREVE FIGURARÁ ENTRE OS MAIORES PRODUTORES DESSA RIQUEZA FUNDAMENTAL. NÃO FOI A TOA QUE A OPOSIÇÃO AO GOVERNO TENTOU DESCONSTRUIR A PETROBRAS, LANÇANDO MÃO DE UM FACTOIDE QUE, EM TODOS OS ASPECTOS REPOUSA SOBRE BASES MUITO MAIS FRÁGEIS DO QUE A SUPOSTA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO DESCRITA POR SAKAMOTO.
A MESMA OPOSIÇÃO QUE, EM UM MOVIMENTO DESESPERADO, APELA ATÉ MESMO PARA O CASO DE ALTERAÇÃO DE VERBETES NA WIKPÉDIA COMO ALGO DIGNO DE PROVOCAR UMA CRISE DE CREDIBILIDADE NO GOVERNO. INTRIGA O FATO DE NÃO SE VER NESSA BANALIDADE NENHUMA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO E NOS TELEJORNAIS DA GLOBO AS NARRATIVAS ERAM FEITAS EM TOM DE EXTREMA GRAVIDADE COMO SE TRATASSE DE UMA CATÁSTROFE. VIA ESCORRER PELO RALO QUALQUER POSSIBILIDADE DE IMPRIMIR ALGUMA DERROTA ELEITORAL À CANDIDATA DO ATUAL GOVERNO. EDUARDO CAMPOS NÃO CONSEGUIA IR ALÉM DE MÍSEROS 10% DE PREFERÊNCIA. AÉCIO NEVES, CANDIDATO DO PRINCIPAL PARTIDO DE OPOSIÇÃO, DESPENCAVA EM NÚMEROS E NO CONCEITO POPULAR, ENVOLVIDO EM ESCÂNDALOS QUE AFOGAVAM SUA REPUTAÇÃO EM UM VERDADEIRO MAR DE LAMA. OUTRO ASPECTO DO ACIDENTE SERVE PARA REFORÇAR AINDA MAIS UMA TEORIA DA CONSPÍRAÇÃO EM TORNO DESSA FATALIDADE. A ANÁLISE DA CAIXA PRETA DO JATO, NÃO ENCONTROU NADA QUE TENHA SIDO GRAVADO NO INSTANTE DO ACIDENTE. OS JORNAIS APRESSAM SE A DIVULGAR SER COMUM ISSO ACONTECER, MAS NÃO É. AFINAL, PARA QUE SERVE UMA CAIXA PRETA? ENFIM, CERTAMENTE TEM SE AQUI UMA SÉRIE DE ELEMENTOS QUE NOS PERMITEM SIM, SUSPEITARMOS DE ALGO MAIS DO QUE UM SIMPLES ACIDENTE.
Nenhum comentário :
Postar um comentário