Total de visualizações de página

domingo, 19 de junho de 2016

G1 - Professores do RJ decidem manter greve após assembleia - notícias em Rio de Janeiro

A categoria dos profissionais da educação do estado do Rio deve ser bastante numerosa, mesmo que se leve em conta apenas os docentes. Com um número tão reduzido (2000) de presentes na assembleia, pode se dizer que nexpressivo em relação ao universo da categoria.
Três meses de greve implica dizer que chegou se a um impasse muito difícil de destravar e as possibilidades são muito incertas para ambos os contendores. A relação custo/benefício será negativa em qualquer situação.
O governo do PMDB já não tem  por onde absolver desgaste. A coisa chegou ao ponto de não ter mais o que perder no que tange à sua imagem junto à opinião pública.
Quanto aos grevistas, é bem provável que a direção do SEPERJ, hegemonizada pelo PSOL/PSTU, esteja procurando o discurso que possa convencer a base para um possível e necessário recuo tático. Tarefa de difícil execução para uma direção sindical que tem estimulado o discurso radicalizado, que resvala com frequência no sectarismo. Cultivam o "grevismo", promovendo greves anualmente, com resultados bastante pífios, ou mesmo, negativos. A do ano seguinte pautando as punições e pendências do ano anterior.
Agora é o estado de calamidade pública e tudo que isso possa implicar...


No Ceará, PSOL/PSTU, organizados na oposição,  procuram enquadrar a greve dos professores na mesma moldura.
A novidade que se tem é o surgimento de uma franja de ativistas de base em rota de colisão com a oposição organizada, em face dessa manipulação, e que procura agora auxiliar à direção do sindicato a encontrar uma saída para a greve, sem perdas e com algum ganho possível. Talvez uma medida aplicável em médio prazo, como a descompressão de carreira.

Sem esquecer da questão dos aposentados (as), envolvendo um universo maior do que a educação.    


G1 - Professores do RJ decidem manter greve após assembleia - notícias em Rio de Janeiro

Nenhum comentário :

Postar um comentário