Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Sanders vence Hillary e mostra força em New Hampshire - Carta Maior

Fenômeno bastante interessante o que se desenrola nas eleições primárias norte americanas. Verificá-se uma polarização inédita nos últimos 70 anos em que nas duas pontas destacam-se os candidatos mais radicais, existentes em cada uma das partes do bipartidarismo secular prevalecente no país.

No Brasil, Sanders provavelmente seria ridicularizado caso tentasse se mostrar como um candidato socialista. Mas para o padrão do país de Wall Street, aparece como um prato indigesto para as corporações dominantes e para os 1% mais ricos. Esses, não encontram mais discursos amenos capazes de justificar o sistema no seio do qual aprofundam se drasticamente as diferenças entre os cidadãos. Daí Trump se destacar entre as candidaturas conservadoras. Não tem papa na língua e sente-se a vontade para dizer tudo o que o norte americano branco, anglo-saxão, protestante (WASP)  quer dizer, ou melhor, quer voltar a dizer impunemente, sem restrições de ordem moral ou legal, inexistente em tempos d'antanho. Trump aparece como a esperança distópica do retorno à idade do ouro anterior à conquista de direitos civis pelas minorias e da enxurrada de hispano americanos para dentro das fronteiras do império.

A base da pirâmide por sua vez,  vem manifestando cada vez mais impaciência face a tal estado de coisas e a cada eleição procura uma alternativa diferente das que tradicionalmente lhes são apresentadas. Foi um negro, agora um auto proclamado socialista.



Sanders vence Hillary e mostra força em New Hampshire - Carta Maior

Nenhum comentário :

Postar um comentário