Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

CLACSO: um think tank vitorioso - Carta Maior

23/11/2015 - Copyleft

CLACSO: um think tank vitorioso

Apesar dos países hegemônicos produzirem a visão dominante, o pensamento latino-americano vem ganhando espaço na última década.


Darío Pignotti, enviado especial a Medellín

Ricardo Stuckert / Instituto Lula
Com a participação dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Lula, do Brasil, e José Pepe Mujica, do Uruguai, entre outras personalidades destacadas, o congresso do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), realizado na cidade colombiana de Medellín, estimulou o debate sobre a paz e teve uma repercussão importante, num contexto em que o governo e a guerrilha das FARC continuam negociando em Cuba para dar um fim à guerra civil iniciada há meio século. A participação multitudinária nos eventos do CLACSO, o mais vigoroso dos “tanques de ideias” latino-americanos, foi também uma batalha por influir na agenda colombiana, onde parte da mídia e grupos de interesse trabalham para sabotar a paz.


Think tank hegemônico


No calor da guerra ideológica e da contenção do comunismo, os primeiros think tanks estadunidenses ganharam especial influência em diversos países, incluindo a América Latina.
 
Algumas dessas usinas de pensamento adquiriram protagonismo nos Anos 80, elaborando papéis que serviram de inspiração para o ex-presidente Ronald Reagan, um anticomunista primário que teve como vice-presidente, em seus dois mandatos, a ninguém menos George Bush pai, um republicano mais sofisticado e ex-diretor da CIA.
 
As análises e guias de ação consultadas pela Casa Branca podiam ser elaborados em institutos privados, em centros acadêmicos ou organismos oficiais como a CIA, o Departamento de Defesa ou o Departamento de Estado.
 
Essas instituições públicas e privadas costumam contar com o apoio dos grandes meios de comunicação e fóruns de discussão, e através dessa articulação conseguem propagar mais facilmente seus pontos de vista.
 
Nos Anos 80, as políticas de Ronald Reagan eram guiadas por “papers” elaborados pela Heritage Foundation e pela CIA. Os documentos Santa Fe I e II delinearam os objetivos e as estratégias norte-americanas para garantir a supremacia no Hemisfério e abortar a ameaça dos movimentos progressistas.
 
Nesses dois informes se manifestam com total nitidez os fundamentos para que a Colômbia seja uma espécie de protetorado militarizado de Washington.
 
Quem repassar esses “papers” encontrará neles a base doutrinária sobre a qual se justificou a participação encoberta da DEA e da CIA apoiando as forças armadas e o paramilitarismo – este último bastante ligado ao narcotráfico.


Guerra de ideias assimétrica


A América Latina, onde vários países iniciavam suas transições à democracia após décadas de ditaduras, estava defasada nessa guerra de ideias que se incrementou nos Anos 80 e 90 – esta segunda, uma década onde se impôs com ênfase a ofensiva neoliberal, sobretudo após a queda do Muro de Berlim.
 
“Os Anos 90 foram de resistência” para o CLACSO, diante da supremacia do pensamento único, para o qual não havia nada fora do mercado, explicou Pablo Gentili, secretário-executivo da entidade, em entrevista para Carta Maior.
 
As receitas indicadas pelo Consenso de Washington em 1989 serviram de inspiração às administrações do brasileiro Fernando Henrique Cardoso e do argentino Carlos Menem, prominentes exemplos da hegemonia liberal e do alinhamento automático aos Estados Unidos.
 
A última década do século passado, após a queda do Muro de Berlim na Europa e a derrota da Revolução Sandinista na Nicarágua, marcaram uma nova fase do plano de dominação hemisférica.
 
Dentro desse ambiente de reordenamento das forças progressistas, num cenário ao qual se pode incluir a derrota de Luiz Inácio Lula da Silva contra Fernando Collor de Mello, em 1989, o presidente republicano George Bush apresentou, em 1990, a Iniciativa para as Américas, que seria o embrião da ALCA – o projeto mais ambicioso, de uma área de livre comércio.
 
Em 1994, seu sucessor, o democrata Bill Clinton foi o anfitrião da I Cúpula das Américas, realizada em Miami, poucos meses depois da criação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte, conformado por Estados Unidos, Canadá e México.


Contra-hegemonia


Onze anos depois daquele encontro em Miami, em novembro de 2005, se materializou a contraofensiva orgânica dos governos progressistas e da esquerda latino-americana contra a agenda imperial. Foi durante uma nova edição da Cúpula das Américas, dessa vez em Mar del Plata, quando a troica formada por Lula da Silva, Néstor Kirchner e Hugo Chávez abortou o projeto da ALCA, impulsionado por George W. Bush, filho do mentor da Iniciativa para as Américas.
 
“Durante os governos de Lula, Kirchner e Chávez, começamos a ganhar espaço. Foram anos de crescimento para o CLACSO, que duplicou o número de instituições associadas”, recorda Pablo Gentili.
 
Apesar de “os países hegemônicos serem os que produzem a visão” dominante, o pensamento latino-americano vem ganhando espaço na última década. “Na América Latina, nós temos uma grande capacidade de produção acadêmica autônoma, rigorosa, séria. Temos um pensamento próprio, capaz de analisar o mundo e disputar seus espaços de pensamento”, observa Gentili, que foi reeleito para dirigir este “tanque de ideias” contra-hegemônico que é o CLACSO.
 
O encontro realizado na Colômbia coincidiu com o décimo aniversário da Cúpula de Mar del Plata, o que significou não só uma derrota para Bush mas também para seus dois escudeiros latino-americanos: os então presidentes do México, Vicente Fox, e da Colômbia, Álvaro Uribe – este último, atual senador com muito poder e influência em Medellín.
 
Por isso a importância de que o congresso do CLACSO tenha sido celebrado nesta cidade, onde convivem, por um lado, uma intensa vida acadêmica e intelectual, e por outro o poder obscuro dos paramilitares, da família Uribe e dos grupos de interesse que sabotam o processo de paz.
 
“Esta grande assembleia popular organizada pelo CLACSO nos demonstra a força extraordinária da combinação entre o pensamento e a ação. Vimos no evento como importantes intelectuais formularam ideias voltadas à luta pela paz, à soberania, à integração. Planos e teses discutidas nas comissões de trabalho, onde houve mais de 30 mil jovens”, comentou Ramón Torres Galarza, embaixador para Assuntos Estratégicos do governo do Equador.
 
“Não viemos até Medellín para refletir contemplativamente: viemos em missão política, para nos pronunciarmos contra um conflito que só interessa aos senhores da guerra norte-americanos e ao paramilitarismo colombiano. O pensamento crítico é uma arma de combate”.
 
“Neste momento de democracias em revolução, é extraordinário que milhares de jovens e militantes de vários países tenham participado na reunião do CLACSO, para avançar nesta aventura da Pátria Grande latino-americana”, reforçou o embaixador no diálogo com Carta Maior.
 
Tradução: Victor Farinelli


Créditos da foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula
CLACSO: um think tank vitorioso - Carta Maior

Nenhum comentário :

Postar um comentário