Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Diário do Centro do Mundo » Um país em que os congressistas não têm poder de decisão sobre seus salários



"A Suécia e sua vida social são marcadas por diversas características, que, tomadas em conjunto, são freqüentemente resumidas com a denominação de "modelo sueco". Ocupar-me-ei, fundamentalmente, de uma delas: o sistema de governo. A política sueca se caracterizou durante muito tempo por um considerável grau de acordo e estabilidade. A expressão bastante evidente dessa estabilidade é o fato de que um mesmo partido conseguiu ocupar o governo durante os últimos sessenta anos, com exceção de um breve período de seis anos entre 1976 e 1982.



Para uma compreensão adequada do clima de conciliação e do grau de estabilidade característicos e ainda vigentes, é necessário deter-se em três períodos do desenvolvimento político da Suécia. O primeiro deles, e de grande duração, compreende a fase que antecede a transição da Suécia - ao final da Primeira Guerra Mundial - para o sistema parlamentar, baseado no princípio do sufrágio universal e igualitário. Ainda que tal transição tenha ocorrido relativamente tarde, o relevante é que se desenvolveu de maneira pacífica, sem violência. O segundo período se iniciou em 1932 com a volta ao governo da social-democracia, estendendo-se praticamente até 1976, ano em que esse partido perdeu o controle do governo. Foi durante esses decênios que se estabeleceu o chamado "modelo sueco". O terceiro período compreende os últimos quinze anos e, embora exiba um grau maior de mobilidade e mesmo de tensões, continua apresentando-se, numa perspectiva internacional, como muito tranqüilo."

                Lua Nova: Revista de Cultura e Política

Print version ISSN 0102-6445

Lua Nova  no.24 São Paulo Sept. 1991



http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64451991000200011

WELFARE E EXPERIÊNCIAS NEOLIBERAIS

O desenvolvimento do modelo sueco*

Olof Ruin**







Costumam citar a Suécia como paradigma de sociedade bem sucedida do ponto de vista do bem estar social harmoniosamente associado a sólida prosperidade econômica. Talvez não saibam, ou sabendo, tentem anular o fato de que as bases dessa estrutura sócio político econômica denominada "modelo sueco", foram lançadas e garantidas pelos sucessivos governos social democratas que governaram o país por mais de sessenta anos, com algumas breves interrupções.

Sessenta anos hein!? O PT está a apenas 12 anos no poder e bastou adotar algumas tímidas políticas públicas em benefício da maioria da população e sem prejuízo de nenhuma minoria  para delirarem em cima de uma suposta e masturbativa Ditadura Lulopetistabolivarianacastristagaysista. A gente ainda nem começou. Doze anos marca apenas o início da puberdade,,,enquanto instituição, o PT é ainda um garoto. Acho que nem chegou ao termo de seu processo instituinte...Deveria pensar em discutir sua atual estrutura organizativa. Será que é apropriada para receber os jovens que vão dirigi lo muito em breve!? Afinal, deixaremos esse partido esgotar se na medida da existência de uma geração?









Diário do Centro do Mundo » Um país em que os congressistas não têm poder de decisão sobre seus salários

Nenhum comentário :

Postar um comentário