Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O ORNITORRINCO: O sinistro deputadão federal Ronaldo Fonseca (Pros-DF), que quer proibir a adoção de menores por casais homoafetivos, é um abominável filho da puta em cristo

A bancada "evangélica" costuma reunir o que há de pior em termos de fundamentalismo cristão.

No atual estado do meu conhecimento no assunto, acabo por fazer distinções entre as igrejas que hoje adotam chamar genericamente de "evangélicos".

Primeiramente conhecia os por "crentes", Até alcançar certa idade, quase não se viam com a frequência com que são vistos agora. Também chamavam nos de "protestantes". O nome adotado historicamente. De modo geral eram um pouco arredios de vida social trivial. Procuravam a companhia uns dos outros e os relacionamentos acabavam se estreitando ao nível do matrimônio entre os membros das famílias da igreja. Entre os católicos, embora houvesse convivência pacífica e tranquila entre os dois segmentos, restrições e comentários negativos a respeito dos crentes eram ditos a boca miúda. A maior parte deles em razão do seu comportamento, tido por pretensioso e arrogante pelos católicos. Diziam que só queriam ser mais puros e "santinhos" do que os outros, mas...e seguia se narrando-se um "causo" de "crente".

As igrejas protestantes mais presentes em nossa paisagem religiosa e geográfica eram a Batista, Adventista, Congregação Cristã, Assembléia de Deus e outras que e não vieram à memória é porque não tinham expressão...Quando Geisel foi indicado para assumir o comando da República quartel, na descrição do General frisou se sua confissão luterana, mais frequente em áreas que concentram colônias alemãs no Sul do país. Haviam também aquelas sub referências indicando que dentro de cada uma delas haviam diferenciações que poucos fora delas compreendia ser.

Entre os 70 e os 80, na minha cidade aconteceu de aparecerem pessoas, vestidas

ao estilo dos crentes, com bíblias em suas mãos fazendo acompanhar sua leitura com prédicas exaltadas e muitas promessas de milagre. Uma oratória que se distinguia da dos grupos mais tradicionais por ser excessivamente exaltada. Gritada em grande velocidade e sem interrupção. Seus milagres não eram abstratos, algo para ser usufruído no pós morte ou por efeito de uma prolongada e sacrificada entrega da vida à Jesus. Tratava se de milagres "reais", que efetivamente se desenrolavam diante de um expressivo público. Faziam reuniões em campo aberto, espaços largos que pudessem suportar a multidões que passaram a se formar onde passavam. Escolhido o espaço apropriado, exclusivamente nas periferias, montavam uma tenda, um pequeno palco, e aparelhos de som que ficavam cada vez mais potentes.

A "Prece Poderosa",  como denominavam se, era anunciada amplamente como um evento quase circense, em que o espetáculo atingia seu ponto alto com a cura milagrosa que se operava pela prece feita pelos pregadores. É claro que o dízimo não podia faltar e renderam boas receitas para os santos homens operadores de milagres. Em alguns anos foram dissipando se. Não recordo como mas aos poucos foram sumindo. Parece começaram a ser desmascarados e caindo na piada popular, mas não sem manter também um mais reduzido corpo de fiéis,

Começaram a essa época as pregações feitas em programas de TV. O primeiro que recordo foi o de R R Soares. Mas por muito tempo teve modesta projeção. Foi então que apareceu a Igreja Universal. E a partir daí a novidade que era não mais se denominarem de crentes ou protestantes, mas evangélicos.

Só depois vim a saber que eram desdobramentos da Assembléia de Deus, que no conjunto de igrejas protestantes classificava se como integrando a linha pentecostal. Suas descendentes inauguraram uma nova categoria: o neo fundamentalismo.

Com sua experiência, faziam um marketing bastante agressivo com milagres se operando dentro das suas igrejas, tal como a prece poderosa fazia em campo aberto. Aproveitando a conjuntura neoliberal geradora de multidões miseráveis, desesperançadas e em desespero, dos anos 90, expandiram se em progressão geométrica e consolidaram se para marcar sua projeção nos negócios, no ramo da comunicação principalmente. A partir partiram para a política, com o mesmo apetite com que devoram almas e dízimos.  







O ORNITORRINCO: O sinistro deputadão federal Ronaldo Fonseca (Pros-DF), que quer proibir a adoção de menores por casais homoafetivos, é um abominável filho da puta em cristo

Nenhum comentário :

Postar um comentário