Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de julho de 2014

A LINGUAGEM MANIPULADORA DA IMPRENSA NA ABORDAGEM DOS FATOS QUE SE DESENROLAM NA FAIXA DE GAZA

O TEXTO DESSA REPORTAGEM É UM VERDADEIRO RELICÁRIO DE CINISMO ELEVADO À ENÉSIMA POTÊNCIA:



"As hostilidades prosseguiam neste domingo na Faixa de Gaza, onde o exército israelense respondia ao lançamento de foguetes do Hamas, embora o movimento islamita palestino tenha anunciado uma trégua de 24 horas."

A QUEM INTERESSA A CONTINUIDADE DA GUERRA NA PALESTINA? É CLARO QUE INTERESSA A QUEM TEM SE BENEFICIADO COM ELA...ESTÁ MUITO EVIDENTE , É ISRAEL QUE ESTÁ NA OFENSIVA E NÃO TERIA NENHUMA DIFICULDADE E PUDOR PARA FORJAR O LANÇAMENTO DE FOGUETES PARA PRETEXTAR SUA DEFESA. 



Os dois grupos se acusaram mutuamente pelo prosseguimento dos confrontos, em detrimento de um eventual cessar-fogo

SUPONDO QUE UM DESAVISADO TIVESSE PASSADO ALGUNS DIAS ISOLADO DO MUNDO E CHEGASSE NO DIA EM QUE ESSA REPORTAGEM VEIO A PÚBLICO. CONCLUIRIA QUE SE TRATAVA DE DOIS EXÉRCITOS SE CONFRONTANDO  COM MAIOS OU MENOS O MESMO POTENCIAL. NA VERDADE, AS PESSOAS COMUNS EM GERAL, ENCONTRAM SE NESSA SITUAÇÃO E NÃO CONSEGUEM IR ALÉM DESSE ESTREITO HORIZONTE.

"Israel fará tudo o que for necessário para defender seu povo", declarou Netanyahu em uma entrevista à rede de televisão americana CNN. "Espero que consigamos uma trégua duradoura que nos permita desmilitarizar Gaza", acrescentou, desta vez à rede CBS.
"Esperamos uma resposta oficial do inimigo", declarou, por sua vez, o porta-voz do Hamas em Gaza, Sami Abu Zuhri, que deu a entender que seus combatentes prosseguirão com o lançamento de foguetes enquanto Israel não parar com suas operações.
Segundo o exército israelense, 22 foguetes lançados de Gaza atingiram neste domingo o território israelense, enquanto o sistema de defesa antimísseis interceptou outros cinco. Nenhum deles deixou vítimas.
O CINISMO FICA CADA VEZ MAIS TRASH. A DECLARAÇÃO ISRAELENSE FALA EM DEFESA DO SEU POVO E SUPOSTO DESEJO DE TRÉGUA. A FALA PALESTINA APRESENTADA, POR SUA VEZ, É CLARAMENTE MANIPULADA PELO REDATOR QUE A INTERPRETA ARBITRARIAMENTE COM UM INOFENSIVO "DEU A ENTENDER..." EM SEGUIDA REFERE SE AOS FOGUETES PALESTINOS, COMO SE CONTASSEM COM O MESMO POTENCIAL DE LETALIDADE COM QUE CONTAM AS SOFISTICADAS ARMAS ISRAELENSES.
O Hamas rejeitou no sábado uma trégua de várias horas aprovada pelo Conselho de Segurança de Israel, ao exigir a retirada dos soldados do enclave palestino, onde entraram no dia 17 de julho, nove dias depois do início dos ataques aéreos.
INDO ADIANTE EM SUA TAREFA DE CONSTRUIR UMA OPINIÃO DEFORMADA E DEFORMADORA DO QUE REALMENTE ACONTECE EM GAZA, PROCURA SE DEIXAR A IMPRESSÃO QUE O HAMAS NÃO DESEJA A PAZ, APESAR DOS SUPOSTOS ESFORÇOS DE ISRAEL NESSE SENTIDO. PERCEBAM SUA ASTÚCIA AO REFERIR SE A UM "CONSELHO DE SEGURANÇA DE ISRAEL" QUE PODE SER FACILMENTE CONFUNDIDO COM O CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU, QUE SERIA A INSTÂNCIA MAIS APROPRIADA PARA SE MANIFESTAR SOBRE E MEDIAR QUALQUER ESFORÇO NO SENTIDO DE UMA TRÉGUA. MAS NÃO, O QUE SE TEM É UMA PROPOSTA DA PARTE MAIS FORTE E QUE PROMOVE A OFENSIVA ARMADA. NÃO INCLUI A RETIRADA DE SUAS TROPAS DAS ÁREAS QUE JÁ OCUPARAM E PODEM PERMANECER NELAS POR TEMPO INDEFINIDO. PELOS ANTECEDENTES SIONISTA ISSO PODE SIGNIFICAR MAIS UMA EXPULSÃO DE PALESTINOS DA TERRA EM QUE VIVEM E INSTALAÇÃO DE NOVAS COLÔNIAS DE JUDEUS, REDUZINDO AINDA MAIS O JÁ MINGUADO ESPAÇO FÍSICO DESTINADO AOS PALESTINOS.

Os bombardeios israelenses mataram neste domingo 11 palestinos, entre eles uma mulher cristã, segundo o último balanço dos serviços de emergência.
No total, a ofensiva israelense matou 1.031 palestinos, 75% deles civis, segundo a ONU, um balanço revisado em baixa apos uma análise detalhada dos restos mortais encontrados entre os escombros.
UM BREVE INTERVALO EM QUE SE REFEREM AOS ESTRAGOS PROMOVIDOS POR ISRAEL SOBRE A POPULAÇÃO PALESTINA. NO MEIO UMA FRASE IMPRECISA QUE NOS DEIXA EM DÚVIDA SOBRE O QUE REALMENTE PODE SIGNIFICAR: "...um balanço revisado em baixa..."!? AFINAL, O QUE ISSO QUER DIZER!?. TALVEZ, DE FORMA DISCRETA E SUBLIMINAR, INSINUAR QUE NÚMEROS EXAGERADOS ESTÃO SENDO DIVULGADOS. MAS O QUE PODE SER EXAGERADO DIANTE DO NÚMEROS APRESENTADOS, MESMO DEPOIS DE "REVISADOS"!?
Ainda que seja alcançada uma trégua duradoura, persistem divergências em vários pontos.
Israel, que anunciou ter atacado 3.600 instalações terroristas e matado 320 combatentes do Hamas, quer levar até o fim sua missão de neutralização dos túneis ofensivos construídos pelo movimento islamita palestino e por sua aliada, a Jihad Islâmica.
Os túneis são utilizados para lançar ataques contra Israel, assim como para esconder seu arsenal e seus centros de operações. Para destruí-los, os responsáveis israelenses explicam que precisam estar em terra.
O exército descobriu 30 passagens subterrâneas e garantiu neste domingo ter destruído o túnel que foi utilizado por um comando do Hamas em um ataque que deixou sete soldados mortos há uma semana.
Por sua vez, o Egito anunciou ter descoberto 13 túneis que uniam a península do Sinai com a Faixa de Gaza, utilizados pelo Hamas utilizava para transportar combustível, suprimentos, armas e dinheiro ao reduto palestino.
AQUI CLARAMENTE SE FAZ UMA JUSTIFICAÇÃO DAS AÇÕES SIONISTRAS; REFERÊNCIAS A NÚMEROS DE TÚNEIS QUE NÃO TEMOS COMO CERTIFICAR SE DE SUA EXATIDÃO. PARA LEGITIMAR MAIS AINDA A INICIATIVA SIONISTA, REFERE SE À COLABORAÇÃO EGÍPCIA QUE, POR SUA VEZ, DIZ DA "DESCOBERTA" DE MAIS TÚNEIS. ESSES TÚNEIS NÃO SÃO UTILIZADOS APENAS PARA SUPOSTAMENTE CONTRABANDEAR ARMAS. DADO O GRAU DE POBREZA DESSA ÁREA E À CRESCENTE FRAGILIZAÇÃO DO HAMAS, É POSSÍVEL QUE MATERIAL BÉLICO CONTRABANDEADO, SEJA HOJE, O QUE MENOS SE TRANSPORTE POR DENTRO DELES. NA VERDADE É A FORMA QUE OS MORADORES DE GAZA ENCONTRARAM PARA DRIBLAR O IMPEDIMENTO QUE ISRAEL LHES IMPÕE DE TER ACESSO A MERCADORIAS, REMÉDIOS E ALIMENTOS ATRAVÉS DE UM BLOQUEIO CRIMINOSO QUE VISA ASFIXIAR UMA POPULAÇÃO JÁ BASTANTE PENALIZADA PELA POBREZA. ISRAEL ALEGA TER MATADO 320 MILITANTES DO HAMAS. NÃO SE REFEREM ÀS AUTORIDADES ADMINISTRATIVAS DE GAZA ASSASSINADAS NESSA OFENSIVA, TRATADOS COMO TERRORISTAS PORQUE É ASSIM QUE ISRAEL PRETENDE QUE CONTINUEM SENDO VISTOS PELA OPINIÃO PÚBLICA MUNDIAL. ALÉM DISSO QUE ALIADO É ESSE A QUE SE REFEREM, DENOMINADO DE "JIHAD ISLÂMICA"!? JIHAD ISLÂMICA É UM TERMO GENÉRICO QUE ENGLOBA INÚMEROS AGRUPAMENTOS DE VARIADOS MATIZES. UNS PRÓ E ATÉ OUTROS NÃO TÃO AFINADOS COM A CAUSA PALESTINA. NÃO PASSA DE "ENCHIMENTO DE LINGUIÇA" QUE VISA, ANTES DE TUDO, COMPROMETER MAIS AINDA A REPUTAÇÃO DA VÍTIMA, DE MODO A REFORÇAR AS MOTIVAÇÕES DO AGRESSOR.
O movimento islamita exige o levantamento do bloqueio imposto desde 2006 por Israel, que asfixia a economia deste território de 362 km2 onde vivem 1,8 milhão de pessoas, cuja vida diária depende, em boa parte, da ajuda humanitária.
As Nações Unidas e várias autoridades diplomáticas, entre elas o secretário americano de Estado, John Kerry, aumentam sua pressão sobre as partes em conflito.
Kerry voltou a Washington neste domingo, depois de passar uma semana no Oriente Médio na tentativa frustrada de alcançar um cessar-fogo no conflito, que já dura 20 dias.
Um alto funcionário americano afirmou que Kerry busca acertar uma série de tréguas temporárias, que levariam a negociações entre os dois lados no Egito sobre um plano permanente.
"Agora temos uma maneira de interromper o derramamento de sangue", declarou, pedindo anonimato.

CONFIAR AOS ESTADOS UNIDOS, ALIADO INCONDICIONAL DE ISRAEL, OS ESFORÇOS DE PAZ, É O MESMO QUE QUERER APAGAR UM INCÊNDIO APLICANDO LHE JATOS DE GASOLINA. É APENAS MAIS UM ALGOZ NA SALA DE TORTURA. UMA VELHA TÁTICA UTILIZADA TANTO POR POLICIAIS COMO POR BANDIDOS: ENQUANTO UM BATE SEM DÓ, O OUTRO PROCURA SEDUZIR EM TOM MAVIOSO. AMBOS EM BUSCA DO MESMO RESULTADO.   
No entanto, o governo israelense também precisa levar em conta a opinião pública de seu país, onde 85,6% dos israelenses se opõem a um cessar-fogo, segundo uma pesquisa divulgada pela rádio militar. 
Os 43 soldados israelenses mortos representam o maior número de perdas desde a guerra contra o Hezbollah libanês, em 2006. Os foguetes lançados de Gaza mataram três civis em território israelense.
NESSE TRECHO O CINISMO CHEGA AO NÍVEL DA HISTERIA. É ABSURDO QUE ESSE TIPO DE OPINIÃO PÚBLICA SEJA CONSIDERADO COMO DIGNO DE SE LEVAR EM CONTA, QUANDO VIDAS DE CIVIS ESTÃO EM JOGO. ENTRE AS VÍTIMAS DOS BOMBARDEIOS EM GAZA, EXISTE GRANDE NÚMERO DE CRIANÇAS E IDOSOS QUE AGORA, JÁ NÃO EXISTEM MAIS. NEM SE SABE AO CERTO, SE ESSE NÚMERO DE ISRAELENSES CONTRÁRIOS AO CESSAR FOGO ESTÁ CORRETO OU MESMO, DOS MÉTODOS E CRITÉRIOS ADOTADOS EM TAL PESQUISA. A IMPRENSA MUNDIAL TEM DADO POUCA IMPORTÂNCIA ÀS MANIFESTAÇÕES DE JUDEUS DENTRO E FORA DE ISRAEL, CONTRÁRIAS À INVASÃO DA FAIXA DE GAZA PELO EXÉRCITO DE SEU PAÍS. SOBRE O PERCENTUAL DE JUDEUS QUE TÊM ESSA OPINIÃO NÃO SE TEM DADOS CONCRETOS. NA NOTA DO JORNAL QUASE CHORAM PELOS 43 MILITARES SIONISTAS MORTOS NA OPERAÇÃO. NA CONDIÇÃO DE MILITARES MORRERAM NO EXERCÍCIO DE SUA TAREFA, DIFERENTEMENTE DAS CENTENAS DE CIVIS DE GAZA, QUE TAMBÉM NÃO CONTA COM UM EXÉRCITO ORGANIZADO.  
O conflito também deixou mais de 170.000 deslocados na Faixa de Gaza, 10% da população, que encontraram refúgio nas instalações das Nações Unidas.
MAIS UM DADO NUMÉRICO QUE SE TORNA VAZIO E ESTÉRIL SE NÃO SE INTERPRETA O SEU POSSÍVEL SIGNIFICADO. 170.000 DESLOCADOS PODE TRAZER IMPLÍCITO O QUE JÁ ACONTECEU POR VÁRIAS VEZES NO PASSADO. MILHARES QUE NÃO VOLTARÃO PARA SUAS CASAS, QUE PASSARÃO OU VOLTARÃO À UMA VIDA ERRANTE E INSTÁVEL NA CONDIÇÃO DE REFUGIADOS, UMA VEZ QUE A ESTREITÍSSIMA PARTE DA JÁ MUITO ESTREITA FAIXA DE GAZA,DIFICILMENTE COMPORTARÁ NÚMERO TÃO ELEVADO DE "DESLOCADOS". PARA ONDE!? 


Confronto entre Israel e Hamas prossegue, apesar de anúncios de trégua | O POVO




Nenhum comentário :

Postar um comentário