Total de visualizações de página

domingo, 23 de agosto de 2015

Polarização política no Brasil: “A ridicularização joga para a direita quem critica a corrupção” | Brasil | EL PAÍS Brasil

Coxinha & Caviar
Muito emblemático do dilema que vive o PSOL mergulhado em sua pauta de esquerda udenista. A distopia moralista que infecta os críticos na esquerda anti petista tem raiz na luta que o PT teve de empreender contra a corrupção e impunidade generalizadas no bojo do desmanche do estado promovido pelo neo liberalismo. O PT já estava então impregnado pelas camadas pequeno burguesas da classe média vinculada ao setor estatal que sofriam diretamente os efeitos da política deletéria do PSDB.
Com a vitória petista, a oposição passou a empunhar a bandeira da ética. Forçou a situação de modo a colocar o PT na posição em que não se viram nos anos 90, contando para isso com a preciosa ajuda da mídia. Imputou ao PT as práticas criminosas que forjaram em 8 anos de governo tucano.
Criminalizando o PT garantiram a impunidade dos atos cometidos durante seu governo. Assim conseguiram sensibilizar franjas da esquerda petista que agregaram à sua perspectiva mais extremada o moralismo que acreditaram ser o próprio sentido da existência do partido. O que é um equívoco. Se a pauta ético moralista deveria ter sido objeto da crítica desses agrupamentos ao setor majoritário do PT por significar um desvio do foco da luta de classes, agora era o centro de sua intervenção, principalmente o PSOL. E este aprofundou de tal maneira o moralismo que, não raro, recrutou ativistas conservadores como o líder grevista da polícia baiana, que transferiu-se em seguida para o PSDB. Ou o candidato a prefeito de uma cidade do interior paulista que pregava a intervenção militar e aquele de maior repercussão, o cabo Darciolo.
Ao fazer sua avaliação a professora desconhece o investimento que o governo petista fez em termos de combate á corrupção, assim como o crescimento de sua percepção. Seu discurso em nada se distingue daquele do demo tucanato. Isso apesar de, caso se perpetre o golpe que a elite não cansa de ameaçar, provavelmente não haverá distinção entre os diversos tons de vermelho.

Polarização política no Brasil: “A ridicularização joga para a direita quem critica a corrupção” | Brasil | EL PAÍS Brasil

Nenhum comentário :

Postar um comentário