Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Por uma caravana nacional em defesa do Pré-sal | Visão Petroleira - Petróleo em destaque



Por uma caravana nacional em defesa do Pré-sal
13/10/2016
|
VisaoPetroleira.com - Por Steve Austin

A retirada da exclusividade da Petrobrás na exploração do pré-sal é mais uma derrota para a nação, uma verdadeira apunhalada na soberania nacional. Entretanto, é apenas uma batalha perdida, já que o regime de partilha permanece, seja através de contrato direto da Petrobrás (cessão onerosa) ou por meio de leilão. Agora, a Petrobrás terá 30 dias para aceitar ser operadora e ter a participação mínima de 30% do campo.

As regras do leilão continuam as mesmas: vence quem oferece a maior fatia no excedente em óleo (óleo lucro). Outros pontos importantes também não foram alterados, como a individualização da produção do bloco contratado, no qual cada poço tem sua medição volumétrica individualizada, e o conteúdo local de 60% - esse é o novo alvo de mudança.

Dar o acesso às reservas do pré-sal não é suficiente para atender aos interesses das multinacionais de petróleo. Elas não querem ficar presas ao conteúdo nacional. A lógica empresarial das Big Oil é predatória e só investem na parte do território que interessa. O desenvolvimento industrial e a geração de emprego pesam nos custos.

A resistência à entrega do pré-sal deve ser ampliada, com base em dois aspectos que dialogam diretamente com a população, a garantia de que os lucros irão para o Fundo Social, sendo investidos em educação e saúde, e que empregos sejam gerados no Brasil.

É necessário construirmos uma campanha nacional e esclarecermos o que está em jogo, para garantirmos o legado do pré-sal e a soberania nacional.
Por uma caravana nacional em defesa do Pré-sal | Visão Petroleira - Petróleo em destaque

Nenhum comentário :

Postar um comentário