Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de março de 2016

OPOSIÇÃO NÃO QUER SAIR DO ARMÁRIO (APEOC)


O RESPEITO GARANTE O BOM DEBATE
E MUITO MAIS
“ Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.” Apocalipse 3: 16.


Entre os tantos ataques contra o sindicato Apeoc que a oposição faz circular pelas redes e locais de trabalho, alguns são merecedores de considerações. Principalmente por serem contraditórios, paradoxais e absurdos em si mesmo. 
Como primeiro exemplo essa exigência escrita em um banner postado no facebook: 
“ Não queremos mais a direção da Apeoc acusando membros da categoria de partidários.”
Acusar é um termo muito forte para se aplicar nesse contexto. Até porque ser partidário de uma concepção, de uma corrente de opinião e de um programa partidário não constitui se em crime. A não ser no caso de se estar sob a vigência de um regime autoritário. Em que pese às ameaças que se abatem sobre a jovem democracia brasileira, não estamos sob um regime que pudesse justificar tanto melindre.  Talvez seja o caso de se crer na lenda urbana da ditadura lulo petista bolivariana gayzista propalada há anos pelos coxinhas mais surtados. Um (a)  infeliz que padece de pavor extremado com a ideia de ser submetido (a)  a infindáveis sessões de tortura com kit gay, ou quem sabe, coisa muito pior... Uma lavagem de gênero no cérebro!  
Por outro lado, é  estranho quando no ambiente de um estado democrático de direito, com todas as ressalvas que isso comporta, alguém se dê ao serviço de negar sua identidade, se mascarando como faz o black bloc ou com uma mercadoria sem nota. Ninguém é obrigado a expor suas opções políticas, mas se é um ator ativo no processo e busca se projetar como alternativa de direção para o sindicato de uma categoria, se não se identifica, cedo ou tarde será identificado.
 O que não dá é a pessoa vestir a camisa da oposição, colar o adesivo da oposição, distribuir o boletim da oposição, defender o programa da oposição e no mesmo microfone dizer que não é da oposição... É neutro!

CENSURA ENRUSTIDA

Ao mesmo tempo que nomeia o agrupamento político existente na base da categoria, o sindicato também convoca ao debate. Debate que a oposição ou as oposições, se negam a fazer. Resumem se às vaias nas assembleias, a desacatos nas redes e a difamação nos corredores. Não bastasse,  ainda propõem amordaçar a direção da entidade, proibindo a de ... Identificá-los.
Salta aos olhos o caráter restritivo e sensório que a proposta implica. Se fosse uma recomendação no sentido de garantir o tratamento mutuamente respeitoso entre os membros da categoria em seus eventos coletivos, não haveria como se opor ou mesmo dirigir crítica que o valha. Pelo contrário, seria digna de entusiástico apoio.
Mas não é do que se trata. Bem de acordo com os espectros que rondam o Brasil, o que propõem é simplesmente a censura.

#NãoVaiTerGolpe 
    #VemPraDemocracia.



Nenhum comentário :

Postar um comentário