Total de visualizações de página

domingo, 15 de junho de 2014

EXOESQUELETO E PARAPLÉGICOS MENTAIS.

http://tijolaco.com.br/blog/?p=18287

Foi impressionante, pra não dizer revoltante, o que a TV dos milionários irmãos Marinho foi capaz de fazer, quer dizer, deixar de fazer, durante a transmissão da abertura da Copa do Mundo no Brasil. De maneira vil e anti profissional não transmitiu em tempo real o momento significativo em que um paraplégico aplicaria um chute histórico em uma bola, fazendo uso de um invento para cuja criação contribuiu decisivamente o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis & equipe.  O chamado exoesqueleto é uma esperança para milhões que em todo o mundo perderam a autonomia de seus movimentos por padecer de algum tipo de paraplegia. Se bem sucedido, e já o é, os primeiros beneficiários seguramente estarão entre os membros da mesma elite que desprezou o invento, uma vez que em seus primeiros momentos dificilmente estará acessível à maioria das pessoas..
Numa demonstração do elevado grau de esquizofrenia e obsessão a que chegaram os ricos brasileiros e sua mídia na furiosa oposição aos governos petistas, preferiram passar ao largo dessa obra gloriosa, por achar que isso concederia imenso prestígio ao governo da Presidenta Dilma Roussef.
Depois, por trás de sorrisos amarelos tentaram transferir a responsabilidade pela falha "técnica" nas costas da FIFA, alegando que essa concedera tempo menor do que o que estava originalmente estipulado para a demonstração. Ora, isso não explica e não justifica absolutamente nada e não tira a responsabilidade da Rede Globo de Televisão pela boicote que promoveu. Afinal, em que o fato de se ter utilizado um tempo mais reduzido do que o previsto impediria sua transmissão ao vivo? Realmente, não dá pra entender onde está o impedimento.
Pode ser que seus temores de que a presidenta pudesse vir a se beneficiar da demonstração do exoesqueleto tenham alguma procedência. Sabemos que tem. Mas, esse raciocínio deve se aplicar à realização da Copa como um todo e já que chegou se até aqui, pode se dizer que já está beneficiada. Mas é algo que só poderemos afirmar com sólida certeza quando encerrar se a última partida do certame, definindo se finalmente quem será o campeão em sua edição de 2014. De maneira alguma pode se descartar a possibilidade de ações talvez ainda mais desesperadas com impacto e repercussão bem maior do que tudo que já foi tentado até esse instante.
Na verdade, o boicote se insere num esforço maior de desqualificação do evento no qual se empenham desde o início de seus preparativos. Qualquer coisa de importante ou nem tanto, servia de pretexto para a mídia, o Ministério Público, Tribunais de Contas e a Justiça pleitearem ou determinarem a paralisação de obras. Jornadas de protestos, ensaios de atentados, debates no Congresso, declarações bombásticas de artistas e jogadores de futebol, enfim, todos os recursos foram envidados no sentido de lograr o malogro da Copa do Mundo no Brasil. Plantaram e colheram ervas daninhas. Ao plantarem o atraso das obras e com elas atrasando passaram à fase seguinte da colheita, condenando o governo pelo atraso das obras. Subvertendo a lógica protestaram contra a Copa e o "padrão FIFA"  para depois se queixarem por justo por não obedecer ao padrão FIFA.
Iniciada a festa, passaram a reclamar da  modesta abertura. Como se estivessem a zombar do bom senso o que ontem não deveria significar nada, num passe de magica, daquela magia que emana do astral inferior mais profundo, de repente transformou se na medida de tudo. .
Enquanto o exoesqueleto foi desprezado pela Globo, os xingamentos dirigidos à Presidenta da parte dos que ocupavam os camarotes VIP,  tiveram exposição privilegiada. Muito provavelmente talvez nenhum evento dessa natureza tenha sido alvo de tanta oposição, sabotagem e escárnio articulados minuciosamente por pessoas e instituições da sociedade e da própria estrutura Estado.
A elite brasileira conseguiu dar uma eloquente demonstração  do quanto é digna de confinar se à dimensão do pinico onde já repousa sua alma.

http://www.institutolula.org/lula-visita-projeto-andar-de-novo-de-miguel-nicolelis/#.U5077JRdWov..
http://www.megacidadania.com.br/tvglobo-censura-exoesqueleto/
 <div id="fb-root"></div> <script>(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));</script> <div class="fb-post" data-href="https://www.facebook.com/photo.php?v=815103365166978" data-width="466"><div class="fb-xfbml-parse-ignore"><a href="https://www.facebook.com/photo.php?v=815103365166978">Publicação</a> by <a href="https://www.facebook.com/pages/Miguel-Nicolelis/207736459237008">Miguel Nicolelis</a>.</div></div>

Nenhum comentário :

Postar um comentário